Pages

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Preconceito

Sem querer desmerecer nosso país, mas uma pergunta que sempre me fiz e agora tenho feito mais do que nunca: De onde vem essa cabeça tão preconceituosa de tantos brasileiros? É algo que não consigo chegar a uma conclusão. Estou fazendo uma generalização, pois obviamente é algo que acontece no mundo todo, mas ainda assim parece ter uma intensidade maior em solo brasileiro. Tudo que de alguma forma faz parte da diferença tem sempre alguém ao lado pra poder julgar, “zuar” ou recriminar. Não seria mais fácil ver e acreditar que o mundo está em processo constante de evolução e que as coisas nunca vão parar de mudar?

Negros, deficientes em geral, pobres, homossexuais, transsexuais e tantos outros gêneros... Não foram pessoas que um dia resolveram ser diferentes. Nasceram como são. E sinceramente, vejo o termo “diferença” como algo muito vago. Ninguém tem o direito de chegar e dizer que é fisicamente ou mentalmente o padrão de alguma coisa e fazer qualquer comparação que seja. Ninguém, em toda história da humanidade, nunca foi igual ao outro. Até mesmo gêmeos idênticos diferem-se em algum aspecto. Não existem iguais e jamais existirá. Fato.

Se o mundo muda é por alguma razão. E não muda apenas por causa da mão do ser humano. Quase tudo sempre foi involuntário. Os animais não foram se adaptando às mudanças climáticas? Então! O homem também está em processo constante de mudanças. O triste é perceber que mentalmente muita gente vai ficando para trás, pois não conseguem aceitar este processo. E vão criando conflitos, guerras e mortes. E para quê? Pra dizerem que são absolutas e melhores?

E Deus? É possível mesmo que Ele condenaria ao sofrimento e à morte as pessoas por serem diferentes? Como disse o Felipe Neto (@felipeneto) em um dos vídeos que postei abaixo “Se o Deus que você acredita joga os gays no inferno, ele não merece a sua fé! Se o seu Deus faz isso, ele não é melhor do que o tal do diabo!”. Apesar de ter quase a mesma visão, não quero entrar no mérito para discutir religião.

Por conseguinte, vale repetir algo que já postei no twitter uma vez: Simpatize pela exceção e pela diferença! Elas são o caminho para fugir do clichê e do ordinário.

Abaixo, dois vídeos que o assunto preconceito é abordado e que vale a pena serem compartilhados.





6 comentários:

  1. Oi Erick!
    Penso que a diferença é uma construção social.
    Assim, às vezes, me questiono se a afirmação da "naturalidade" das diferenças é uma forma estratégica e política de garantir direitos.
    Vejo que os grupos e pessoas hegenônicos, ou seja, aqueles(as) que se consideram "normais" e "naturais" já usam esse discurso para justificar seu privilégio. De repente, mostrar a não naturalidade da construção arbitrária das diferenças é uma forma de questionar o mundo mais politizada.
    Não sei, mas fico me questionando sobre isso porque o discurso "nasce assim. uma lástima. que pena não posso ser diferente" é até mais "vitimizador", por um lado e "nega" as diferenças construídas.
    Beijos e parabéns pelo Blog!
    Cleverson

    ResponderExcluir
  2. Partilho da mesma opinião que o @pcsiqueira, todo esse preconceito vem do medo do desconhecido, ou até mesmo da vontade de experimentar e gostar, ou também como uma forma de camuflar suas vontades. Então "pra que odiar se vc pode amar?" como disse o @pcsiqueira.

    ResponderExcluir
  3. Meu comentário será neutro, ou apenas didático, assim tento expressar minha indignação em relação ao assunto!

    - By AULETE:

    (pre.con.cei.to)

    sm.

    1. Opinião ou ideia preconcebida sobre algo ou alguém, sem conhecimento ou reflexão; PREJULGAMENTO: "...existia algo no mundo que tornasse compulsório ou indispensável ter uma vocação? Positivamente não, trata-se de um mero preconceito." (João Ubaldo, Diário do farol.))

    2. Atitude genérica de discriminação ou rejeição de pessoas, grupos, ideias etc., em relação a sexo, raça, nacionalidade, religião etc. (preconceito racial); INTOLERÂNCIA

    3. Ideia ou juízo fundado em crendices e superstições; CISMA: Era um homem cheio de preconceitos irracionais.

    [F.: pré - + conceito]

    ResponderExcluir
  4. Vcs estão se esquecendo das mulheres... apesar de estarem no meio de todos e se darem o devido valor em muitas circunstâncias, as mulheres são muito desvalorizadas!!! Ainda existem os machidas da vida! Infelizmente!
    Mas eu concordo que o mundo está em mutação constante e ainda digo mais: sobrevivem os mais fortes, os de cabeça mais aberta e os mais atualizados com as mudanças da nossa querida GLOBALIZAÇÃO!!!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  5. O @pcsiqueira define muito bem a questão do preconceito quando diz que a maioria dos preconceituosos nunca tiveram um contato de proximidade com seus "alvos de repulsa". Seguindo as palavras didáticas, preconceito nada mais é que o pré julgamento do desconhecido.

    Além disso, faço acrescentar que o preconceito está diretamente acoplado à hipocrisia humana em acreditar que um ser humano pode ser melhor que o outro, quando na verdade somos todos semelhantes e diferentes como um todo.

    O frágil pensamento de acreditar que somos superiores à alguém, como se houvessem hierarquias pré-estabelecidas para se conviver, ou melhor, se viver pra ser mais exato.

    ResponderExcluir
  6. Bom essa questão de preconceito, penso que será algo que ainda vai perdurar por longos anos, visto que as pessoas não sabem se respeitar, e quando o indivíduo diz ter preconceito é pelo fato de que ela no fundo tem alguma vontade de experimentar ou vivenciar tal situação que tanto se critica, mas o seu medo é tanto que prefere este tornar-se preconceituoso não só consigo mesmo, mas com todos, sendo o alarde uma defesa de sua parte, onde geralmente ele diz que tal situação é fora dos desígnios de Deus, também não quero falar a respeito de religião, mas como disse o Felipe Neto (@felipeneto) Deus não deixaria seus filhos amargurarem só pelo fato de terem uma raça, religião, opção sexual diferente das demais pessoas, eu mesma costumo dizer que Deus é pai e não padrasto e não abando seus filhos em hipótese alguma...
    O ser humano se diz tão a frente de seu tempo, e nessas horas percebe-se o quão pequeno e mesquinho que a maioria se tornou, pensam ser auto-suficientes, mas esquecem dos pequenos detalhes que fazem sempre toda a diferença.
    Luana Missel,
    Forte como uma Rocha!!!!

    ResponderExcluir