Pages

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Desvendando o cutucar do Facebook

Eu cutuco, tu cutucas, ele cutuca, nós cutucamos, vós cutucais, eles cutucam. O verbo pode ser conjugado em todas as pessoas e o resultado é uma cutucação sem fim. Mas afinal, para que servem as cutucadas do Facebook?
 
Poke, no inglês. No português, a palavra de acordo com o dicionário:
(tupi kutúka+ar2) vtd 1 Tocar alguém com o cotovelo, dedo, pé etc., para fazer uma advertência ou por acinte. 2 Dar cutilada leve: O carreiro cutucava os bois. Var: catucar; no Nordeste: fatucar.
No mundo real acho que ninguém gosta de ser cutucado. Imagina você conversando com alguém e a pessoa toda hora batendo o dedo em você. Um tanto irritante, não? No mundo virtual o gosto pela cutucada varia junto com as interpretações sobre ela. É bem relativo e, como algo meio indireto, o real motivo do cutucante só é desvendado quando ele próprio explica o porquê, o que nunca acontece. Sendo assim, todos acabam criando a própria história.
Respostas que consegui perguntando a opinião dos meus amigos no facebook:
    • “Se for amigo é pra te irritar. Se não for, está querendo ser.”
    • “Se for bonito, me quer. Se for feio, quer dar oi.”
    • “Tentativa de romance.”
    • “Te cutuco, logo estou te dando mole.”
    • “Interpreto como se chamasse a minha atenção, mas vai muito da intimidade que tenho com a pessoa.”
    • “Pessoas que não atraem são ignoradas, pessoas interessantes geralmente adicionadas.”
    • “Está querendo o meu corpo.”
    • “Responder cutucada de desconhecidos é "pode vir, também gostei.""
    • Quando é alguém que você já viu na balada ou foi apresentado rapidamente, acho que funciona como um ‘oi! Lembra-se de mim? Disposto a continuar o papo?'”
Pelas respostas, é possível bolar uma quase interpretação oficial. Então, inicialmente a cutucada dos desconhecidos funciona como um primeiro contato. Um “oi” perdido no silencio do botão. Achei tal pessoa interessante e gostaria de conhecê-la e tentar uma amizade. Ou achei a pessoa bonita, fiquei “a fim” e quero tentar uma aproximação.
 
Quando a cutucada parte de um amigo, este estaria tentando te lembrar de sua existência ou, em boa parte dos casos, usou o botão na falta do que fazer (MUITOS fazem isso). No final, todos os cutucadores acabam cansando, pois a ação nunca tem fim.
 
E realmente, generalizando, se o(a) desconhecido(a) é bonito(a), cutuca-se de volta e dá espaço para adicionar como amigo ou puxar papo. No caso da pessoa ser feia certamente será ignorada.
 
Logo, cutucar desconhecidos é um tiro no escuro e se você não foi cutucado de volta, subtende-se que levou um “fora”. Felizmente (ou não!) vai sempre existir aqueles que adicionam e aceitam qualquer pedido de amizade, ainda que não mantenham contato posterior. E acabo voltando para o antigo assunto do post “Pelas redes sociais”.
 
Os vídeos abaixo completam um pouco mais o post:
 
Um exemplo do que as pessoas pensam sobre cutucar.
 
Continuação
 
Se houver mais interpretações, comente!

Um comentário: