Pages

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Romantismo

Cada vez mais fica evidente o quão menos importante tem sido o conceito de romantismo atualmente. As pessoas passaram a ver o mundo de uma maneira mais sexual e esqueceram um pouco do sentir. Claro que é quase impossível encontrar alguém que diga que o sexo é algo ruim. E de fato não é! Porém, além do sexo, ter e alimentar um sentimento por alguém e a partir dele ser romântico pode ser algo ainda mais prazeiroso. Se você conhece algum dos raros românticos de hoje peça-o para descrever tal prazer!

Já observei que, para as mulheres em geral, o homem romântico é aquele que abre a porta do carro, que manda flores, cartões... Mas acho que o romantismo tem uma visão bem mais ampla que estas características.

Na âmbito artístico, por exemplo:

A palavra romantismo designa uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar a realidade. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode ocorrer em qualquer tempo da história.

Romantismo designa uma tendência geral da vida e da arte; portanto, nomeia um sistema, um estilo delimitado no tempo.

FONTE: http://www.historiadaarte.com.br/arteromantica.html

Vejo o romantismo como todas as formas de demonstração vindas de um sentimento por outra pessoa. Aquela vontade de expressar o sentimento das mais diversas maneiras. Mandando flores, escrevendo poemas, declarando o amor e deixando tudo aquilo sentido ser ouvido e percebido. E hoje as pessoas parecem ter medo de deixarem-se levar por tudo isso. É tudo de uma certa forma mais carnal e ao mesmo tempo fria.

O sentir torna tudo tão mais bonito e o romantismo faz com que as emoções sejam mais trasparentes. O beijo passa a ter sabor. O abraço esquenta, conforta e abriga. O sexo fica extremamente mais gostoso. E até o mundo passar a ganhar mais cores. Não é vergonha mostrar-se apaixonado! Vergonha é deixar-se reprimir. E se você ainda é romântico de alguma forma, não deixe que as situações do mundo de hoje mate isso em você! Por conhecimento de causa afirmo que pode ser algo impagável.

“Sinto falta de poder ser romântico...”

E por fim, outro poeminha bobo que escrevi anos atrás.


Desejo


Há tempos desejei sentir e ser correspondido
Desejei desejar e ter o desejado
Quanto mais desejava, mais longe ficava de meu desejo
Desisti de desejar... E desejei em segredo
Desejei não mais desejar
Acabei descobrindo que sem desejo nos conformamos com pouco
Então, o melhor é desejar sempre
Mas desejar na medida certa...

Um comentário: