Pages

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Elas falam mal!

Um dia cheguei a acreditar que as pessoas que nos amam e que estão ao nosso lado o tempo todo, nunca, mas NUNCA, chegassem a falar mal ou apenas falar da gente pelas costas. Ingenuidade, inocência, burrice, sabe-se lá! As coisas demoraram a ficar evidentes que não eram bem a perfeição que eu acreditava, até que meu mundo desabou por um curto momento. Exagero meu, talvez.

O fato é que elas discutem, sim, a nossa vida, criticam nossos defeitos, reclamam de coisas que fizemos ou deixamos de fazer, nos xingam e assim por diante. E não é falsidade, ódio reprimido ou vontade de nos modificar. Podem até chegar para mostrar os pontos que podemos melhorar, mas há aquilo que realmente não precisa ser verbalizado. Certas coisas não devem ser ditas. Não valem à pena! É possível cuidar de longe e sem demonstrar (o que, muitas vezes, é o melhor a se fazer).

Somos seres humanos imperfeitos, para não dizer cheio de defeitos. E quem nos ama, nos ama do jeito que somos. Isso não significa que amarão cada detalhe, cada mania e cada atitude nossa. Apenas aprenderam a conviver e aceitar toda nossa merda.

Acho que a beleza das relações sociais é esse aprendizado constante do convívio com outras pessoas, ainda que muitas vezes não seja algo fácil. No final, todos juntam os detalhes em comum, fazem uma sopa e curtem os bons momentos. Assim vivemos.

4 comentários:

  1. E é justamente qdo as pessoas continuam te amando e querendo sua companhia, mesmo sabendo de todos os defeitos, que podemos ver que uma amizade ou amor é realmente verdade...

    ResponderExcluir
  2. I am guilty of doing this and that is my defect! (Or one of them.....rs) I am lucky to know wonderful people who look past that and love me anyway.

    ResponderExcluir
  3. Na realidade, sob meu ponto de vista, o convívio social não é NADA fácil. Infelizmente, em parte, pela própria forma como a sociedade evoluiu desde os primórdios. Já na outra metade reside o fato de que as próprias pessoas dificultam as relações, criando e recriando barreiras sociais, imposições culturais e ideológicas. Nenhuma lei ou regimento mudará o que somos, em nosso âmago; então por qual razão sofremos tanto? Tão bom seria se amássemos como fomos criados para tal, sem questionar, sem duvidar, sem desconfiar. E é muito bom quando encontramos pessoas que nos amam conhecendo nossas qualidades e nossos defeitos, com todas as paranoias e as esquisitices. Que seja assim sempre.

    ResponderExcluir