Gosto muito do texto abaixo. Não compartilhá-lo seria egoísmo da minha parte.
A vida de todo mundo é assim, cheia de coisas boas e ruins o tempo todo. Não há escapatórias. Pelo menos eu nunca vi alguém que fosse 100% contente e satisfeito com tudo. Nossa necessidade de desejar coisas novas é algo constante. Por mais que satisfaçamos vontades, sempre vai faltar algo. O texto fala da felicidade de uma forma simples, que quase sempre deixamos escapar por queremos coisas que vão além da simplicidade. Vale à pena a leitura!
Felicidade Realista
(Mario Quintana)
A princípio bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos. Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis. Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica e uma temporada num SPA cinco estrelas. E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar a luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito. É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Ter um parceiro constante pode ou não, ser sinônimo de felicidade. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio. Dinheiro é uma benção. Quem tem precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade. Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar! É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz, mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade.
Like most things you post, this takes my mind on a long ride of ideas, emotions and radical hippie extremism! lol My first impulse is to lay the finger on 21st century advertising which (like all adverts of the past) tells us we are never thin, hip, rich, beautiful...enough until we have purchased product X Y and Z. But it goes even further than this and our 21st Cent world does not allow us to expand on ideas any further than the tweets allowed. So, in short, you need to "possess" certain material things, ideas, looks etc and, at times to make yourself feel good, disdain those who lack them. But this does not bring "happiness." Happiness is not something to strive for. The joy of life itself is something to seek. Much easier and satisfying IMO.
ResponderExcluiras
ResponderExcluirHa muito tempo não entrava em contato com esse texto, o interessante é que esse será um texto sempre atual, algo a ser confrontado com seu ego, dia após dia.
ResponderExcluirAcho o texto fantástico. Ótimas palavras de otimismo, ainda que no fim dificilmente sigamos. rs. Obrigado por comentar!
Excluir