Pages

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Facilidades

Sorrir é fácil. Abraçar é fácil. Elogiar é fácil. Ser gentil é fácil. Ser atencioso é fácil. Dar carinho é fácil. Apaixonar-se é fácil. Cumprimentar é fácil. Beijar é fácil. Sentir qualquer coisa boa é fácil.

Todas as coisas acima, dentre várias outras, são de uma facilidade ímpar e nunca precisaram ser ensinadas por outrem. São aqueles tipos de coisa que já se nasce sabendo como fazer. E são coisas que agradam qualquer pessoa no mundo. Ouso dizer que agradariam até os extraterrestres, se existirem realmente.

Como facilidades, acho que não deveriam nunca serem reprimidas. Muito menos terem horário certo para serem expressas. Quem um dia decidiu definir alguma regra para isto é um idiota com nariz de palhaço! Estou quase certo que foi a partir deste ser estranho que vieram todas as complicações que as pessoas encontram hoje para serem atenciosas umas com as outras, por exemplo, ou evitarem abraçar. E posso estar sendo romântico demais ao querer acreditar que tudo é tão simples. Mas não é melhor acreditar que é assim?

Tantas oportunidades de fazer a diferença são perdidas diariamente porque temos a mania de complicar nossas ações por medo de repressão. Acho que as pessoas que mais reprimem as outras são as que mais têm medo de se permitir. É medo de gostar demais ou é medo de aparentar-se frágil?

Você nunca vai saber se seu sorriso agrada se nunca sorrir. Você nunca vai se sentir confortado se nunca abraçar. Você nunca vai ter agradado alguém sem nunca ter elogiado. Você nunca vai ter a gratidão de uma pessoa sem nunca ter sido gentil. Você nunca vai ter pessoas querendo falar com você sem nunca ter sido atencioso. Você dificilmente terá carinho, sem nunca ter dado carinho. Você nunca vai saber o que é estar apaixonado, sem nunca deixar-se apaixonar. Você nunca vai ter a atenção de alguém sem nunca ter cumprimentado alguém. Você nunca vai saber se um beijo é bom, se não beijar. Você nunca vai saber qual é a sensação de um sentimento sem se permitir sentir.

E você pode até quebrar a cara no meio do ato, porém já fez alguma diferença ou experimentou boas sensações. Obviamente que todas as pessoas têm seus momentos de mau humor, de tristezas e querendo estar sozinhas, mas na maioria das vezes qualquer uma das facilidades acima, quebra o gelo e consola. Contudo, falar das particularidades já seria outra história.

Um comentário:

  1. ótimo texto Erick! Vou ficar me policiando pra nao me reprimir de ser feliz por causa de repressão alheia, ótima reflexão que fiz lendo seu texto. Abração

    ResponderExcluir