Pages

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pessoa certa?

Príncipe ou princesa, pessoa certa, alma gêmea, cara-metade... Quem nunca idealizou a pessoa com quem gostaria de compartilhar a vida? A pergunta que fica é se essa pessoa realmente existe.

As mulheres costumam sonhar com a aquela imagem do Príncipe encantado que vem em um cavalo branco e que trazem para suas vidas um final feliz. Os homens fantasiam menos, mas não deixam de sonhar com aquela pessoa cheia de qualidades. O fato é que todo mundo imagina a pessoa certa, um dia qualquer da vida ou quando a solidão bate sorrateiramente na porta. O ser humano não nasceu para viver sozinho!

Na minha cabeça essa história de pessoa certa, pessoa ideal é balela pura. Coisa de conto de fadas. Acho que nunca na vida existirá alguém que tenha tudo aquilo que se deseja, pois não existe ser humano perfeito (leia o post Perfeição). O máximo que pode ocorrer é encontrar alguém que tenha gostos parecidos, traços na personalidade que agradam imensamente. Assim você vai e se apaixona pelos detalhes que te agradam e passa a ver a pessoa como perfeita, mesmo com os defeitos mais gritantes marcando presença. Isto porque você aprendeu a amá-la.

E não só apenas o que é parecido conosco nos faz apaixonar por alguém. Já disseram por aí que viver socialmente é um compartilhamento constante de traços da personalidade, ou seja, um pegando muita coisa do jeito do outro. Por exemplo, você nunca gostou na vida de um tipo de música e a convivência com alguém fez você passar a curtir. Ou você acrescentou no seu vocabulário palavras que a pessoa perto de você vive dizendo. É uma adaptação mútua de gostos, gestos, palavras e por aí vai.

Definir um tipo único com as características que te agradam e fazer da sua vida uma busca constante dessa pessoa só vai trazer frustração e, consequentemente, solidão. Pois você ficará preso à ideia de encontrar uma pessoa que provavelmente não exista. E mesmo que exista ela não será 100% certa. Em algum momento ela vai te fazer chorar, mesmo que enxugue suas lágrimas nos minutos seguintes. Ela vai te magoar com alguma atitude ou coisa que disse, mesmo que peça desculpas depois. Ela vai estar ausente quando você mais precisar dela, mesmo que compense outro dia com uma noite inesquecível. Porque nada é completamente certo e todo mundo está suscetível aos erros do outro.

Apelando para o lado clichê da vida, o importante talvez seja não deixar escapulir as oportunidades que vão surgindo e dar valor aos ótimos momentos que surgem do nada e marcam a memória, ainda que não durem por muito tempo. E sempre viver! Seja amando, sofrendo, sorrindo, chorando ou correndo atrás. Ficar esperando que as coisas aconteçam é ver o tempo passar diante dos olhos e sem emoções.

6 comentários:

  1. sempre que leio seus textos me identifico.. sempre! kkk

    ResponderExcluir
  2. Isso é bom, né? Quer dizer que pensamos parecido. hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Ou que vc pensa como a maioria... sempre com os pés no chão. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Você não pensa como a maioria, você pensa com clareza. E quem tem a mesma linha de pensamento (poucos) se identificam! Resumo, seus textos são no mínimo bacanudos e são possibilidades para discussões e reflexões. Não acho que seja tão balela, pois no momento da paixão, imaginariamente esse tal ser humano torna-se perfeito! Então... que seja eterno enquanto dure! :-)

    ResponderExcluir
  5. ...nenhum príncipe encantado pra casar com Kate Moonyton...

    =/

    ResponderExcluir
  6. acredito que tudo tem um momento... nada acontece por acaso.. o que tiver que ser será independente do lugar, do horário, do jeito.... simplismente aconteçe.....

    ResponderExcluir