Pages

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Perfeição

Perfeição? Posse de ninguém! Alguns naturalmente QUASE se aproximam, mas o caminho foi construído para ser longo e inalcançável. E de acordo com os religioso, Deus é o único que a possui.

Ser humano perfeito? Se um dia existir provavelmente será artificial. E se o ser perfeito for construído por um humano, certamente algum defeito terá. “Defeitos de fábrica”, falta de educação, maus comportamentos, coisas do tipo... Ninguém nasceu para fazer tudo certo na vida e errar é bastante comum, por mais que tentemos não o fazer. Somos todos cheios de erros inclusive na estrutura. A diferença é que boa parte fica oculta, quase sempre.

Um erro bastante básico é a idealização das pessoas que gostamos muito como perfeitas e a relutância em ver seus defeitos. Claro que estes dificilmente são vistos à primeira vista ou seria um tanto desagradável. São detalhes que aparecem com a convivência e com o aumento da intimidade. E no dia que surgem inesperadamente assustam um pouco. É como se levasse um tapa na cara para despertar de um transe. Ou a mesma coisa ao imaginar que uma namorada faz o “dois” ou que a própria mãe tira meleca do nariz. Coisas tão óbvias e que é preferível ignorar.

Após serem notadas, lidar com as imperfeições alheias é uma tarefa complicada. Imperfeições são os defeitos com os quais você normalmente não se sente nada confortável. Algo que te incomoda e você dificilmente reclamaria para quem o possui, mas facilmente pode reclamar deste para outro alguém. Vale lembrar também da dificuldade que temos para reconhecer os próprios defeitos, sendo necessário que alguém os mostre, pois você raramente terá noção sozinho. Você pode ser inconveniente, por exemplo e não saber, pois julgar os outros é bem mais fácil que “cair na real”.

Talvez a harmonia das relações sociais venha mesmo da convivência e do aprendizado em aceitar uns aos outros com a presente falta de perfeição, ainda que com todas as qualidades existentes. Ser completamente intolerante aos defeitos é pedir pra ser excluído e deixado de lado. Nossos pais não são perfeitos, nossos amigos não são perfeitos, você não é perfeito! De acordo com uma das frases mais sensatas e comuns “Ninguém é perfeito!”.

3 comentários:

  1. Ok, ninguem é perfeito. Mas que a convivência é inimiga da perfeição é. E o excesso de intimidade revela imperfeições quase invisíveis.... será que é possível ser feliz "a dois"?

    ResponderExcluir
  2. Viver a dois tem muito de um aceitar os defeitos do outro. Quem namora por um tempo considerável sempre é pego por este dilema. E sempre bom reconhecer que os seus defeitos também poderão incomodar a outra pessoa e se ela quiser estar com você, terá que aceitá-los. =)

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse pedaço: " Talvez a harmonia das relações sociais venha mesmo da convivência e do aprendizado em aceitar uns aos outros com a presente falta de perfeição, ainda que com todas as qualidades existentes." Para mim... perfeito! Salve Erick ! :-)

    ResponderExcluir