Pages

quinta-feira, 10 de março de 2011

O poder da beleza

Todos os dias somos impressionados por algo belo. E o conceito de beleza parece estar em constante valorização, com padrões cada vez mais específicos e mais evidentes.

Focando as pessoas como assunto, no mundo da moda, por exemplo, é onde, provavelmente, a beleza é mais buscada e necessária. É raro ver alguém feio. No máximo um exagero nos padrões que acaba tornando a pessoa bela de uma forma exótica. Mas ela está lá como objeto de venda e também de admiração.

Contudo, será que vale mais alguém belo e sem cérebro ou alguém feio e inteligente? Pergunta totalmente direcionada ao pensamento popular de que pessoas bonitas costumam ser desprovidas de inteligência enquanto que com as feias o contrário. Uma ideia carregada de preconceito. Ainda assim, qual seria a escolha de uma pessoa para tal pergunta? A primeira, certo?

Vinícius de Morais disse uma vez: “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental...”

Desconsiderando a diversidade no gosto (cada um com o seu), certamente a maioria ficaria com o belo. A beleza existe para atrair e indiscutivelmente será sempre buscada, ainda que se canse dela no final. Como já dizem por aí: “Fulano é tão bonito que enjoa”. E enjoa mesmo! Rs.

Todavia vale lembrar que a beleza pode ser construída dentro das qualidades alheias. Por exemplo, alguém que à primeira vista não chamou tanta atenção poderá ser visto como mais bonito à medida que é conhecido e tem suas qualidades enxergadas. Ou seja, há também uma certa complexidade na percepção da beleza quando outras características são adicionadas ao contexto. Assim não fica explícito que é possível enfatizar qualidades que não são físicas e fugir da beleza superficial?

O que quero dizer é que mesmo que a beleza seja comumente esse pote de ouro cobiçado, um dia ela acaba. E quem não aprendeu a gostar de outras qualidades e se apegar a elas, poderá viver em uma busca incansável por beleza e talvez sem reciprocidade, já a própria beleza também já poderá ter acabado.

E ainda bem que há diversidade no gosto pela beleza e ainda bem que existem as mães que veem sempre beleza nos seus filhos. Aumentam, assim, o alcance da quantidade de pessoas, fazendo com que praticamente ninguém sobre no mundo. Rs.

2 comentários:

  1. Com relação à frase do Vinícius, reza a lenda que ele já tinha tomado muitas quando falou isso para o Carlinhos Lyra, que o questionou se ele não estaria sendo muito cruel. Então o Vinícius corrigiu: "as muito feias que me desculpem...".

    ResponderExcluir
  2. Beleza: há várias classificações... Se juntássemos todas elas, estaríamos próximos da perfeição. (Perfeitamente sonhável, humanamente impossível!rs)

    http://temposurreal.blogspot.com/

    ResponderExcluir