Pages

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Conselhos

Dar conselho é uma coisa tão fácil de fazer. Contudo, puxando para um lado da história que geralmente não observamos, será que chegamos a seguir os próprios conselhos que damos às pessoas? Acredito que não.

É muito fácil mesmo alguém arriscar um conselho para uma situação qualquer, principalmente quando há presença de empatia na hora da conversa. Por exemplo, uma pessoa desabafa que está mal por conta de um término de namoro. Você ouve, entende e fala para a pessoa que ela tem que ocupar a cabeça e se divertir para esquecer. Ok! A pessoa te ouve e tenta seguir seu conselho. Então a situação se inverte. Agora é você quem terminou seu namoro e está mal. Vai se lembrar de tentar seguir seu próprio conselho que deu anteriormente? Dificilmente isso acontece. No geral vai encontrar uma dificuldade maior para aquilo que aconteceu com você, mesmo que basicamente tenha sido a mesma coisa da outra pessoa. E pode, por exemplo, tentar achar a solução melhor para o seu problema. Somos todos assim.

Estamos sempre prontos a aconselhar quem precisa, porém raramente vamos seguir tudo aquilo que dissemos ainda que boa parte dos nossos conselhos seja de experiência adquirida. Já vi acontecer por diversas vezes e não é difícil confessar o meu conhecimento de causa. “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço.”

Talvez aconselhar seja mais fácil por estarmos de fora da situação. A empatia ajuda a ver melhor como seria estar no lugar da pessoa, todavia você não sente de fato o que ela está sentindo. Assim é mais fácil elaborar teorias para tentar ajudar. Quando se trata de nós mesmos, tudo fica mais complicado. As nossas ideias não valem muita coisa e vamos logo correr atrás de uma opinião alheia. E mesmo que conselhos alheios não valham nada acaba sendo sempre bom ouvir uma opinião diferente. Fica mais fácil de analisar e decidir alguma coisa.

2 comentários:

  1. Yes, I know. I think when the other person is having the problem his/her head is spinning around in such a frenzy of emotions that it's hard to be rational. Whereas, we are able to step back and look at the picture almost like someone watching a movie and telling the person on the screen to stay away from some dangerous situation. Then one day we find ourselves in that movie and things are reversed. (I hoped this worked)

    ResponderExcluir
  2. Inspiração do Gikovate?!
    Bem verdade meu caro é que o silêncio é de ouro, por mais que algumas palavras sejam de prata.

    ResponderExcluir