Pages

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Reciprocidade

Toda relação social envolvendo duas pessoas necessariamente tem dois lados, certo? E não significa que os lados têm sempre que concordar um com o outro, né? Digo concordar um com o outro no sentido de simpatizar-se um pelo outro, compartilhar um sentimento mútuo. Então...

Cachorros estranham outros cachorros. Bebês choram quando são segurados por estranhos. Você vai com a cara de alguém e este não vai com a sua. Etc. Não há correspondência para todo afeto, toda simpatia, assuntos em gerais. Reciprocidade nem sempre é algo presente nas relações e acredito que desde sempre.

Quem nunca esteve “a fim” de alguém e não foi correspondido que atire o primeiro tomate! Ou quem nunca se simpatizou por uma pessoa e não teve o mesmo retorno, atire o segundo! Amizade também pode não acontecer pra todo mundo. O fato é o que o comportamento humano pode ser cheio de individualismos, isto é, cada um com seus gostos e interesses. Ou aprofundando um pouco mais, a intensidade dos sentimentos pode não ser a mesma para ambos. E o que fazer? Nada!

Cobrar reciprocidade não é legal. Ela acontece sozinha, na hora certa. E às vezes nem chega a acontecer. Nos romances as partes envolvidas podem até tentar dar chances, mas se o amor não surge o negócio não vai andar. Acho que cobrar que alguém te corresponda seja o mesmo que fazer uma pessoa que detesta jiló comer jiló. Não dá pra simplesmente virar e falar “Ei você, goste de mim!”. Se ela não gosta, não vai mudar o pensamento só porque você pediu. Insistir vai te transformar em chato e grudento e você provavelmente será ignorado, se não ganhar uma má resposta.

Dias atrás um amigo citou os seguintes versos do Chico Buarque: “Se eu demorar uns meses convém, às vezes, você sofrer. Mas depois de um ano eu não vindo ponha a roupa de domingo e pode me esquecer". Grande Chico!

É a parte chata do livre arbítrio. O melhor a fazer é ficar quieto, aceitar e respeitar.


E um vídeo bonitinho…

 

Primeiro beijo

3 comentários:

  1. O díficil é aprendermos que reciprocidade não tem fórmula, é instantânea! :-) Parabéns por mais um texto bacanudo! :-)

    ResponderExcluir
  2. Ai ai ai... q q eu faço pra esquecer aquele CAFAGESTE que não me quer?

    =/

    ResponderExcluir