Pages

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sonhos



Como Paula Toller disse em uma de suas músicas:



“Que lindo que é sonhar
Sonhar não custa nada
Sonhar e nada mais
De
olhos bem abertos
Que lindo que é sonhar
E não te custa nada mais que
tempo”

Sem entrar no mérito científico e psicológico, sonhar é de certa forma uma extensão do pensamento. Uma viagem ainda não vivida, mas totalmente desejada. O desejo de concretização de algo. E vivemos sempre sonhando, dormindo ou acordados.

O ser humano é expert em matéria de sonho. Sonha em ter dinheiro. Sonha em ter uma casa própria. Sonha em ter um carro. Sonha em viajar. Quando alcança todos os primeiros, recomeça a sonhar. O rico, cheio de dinheiro, quer poder. O ator amador, com uma graduação em artes cênicas, quer fama. A moça romântica, realizada profissionalmente, quer o marido perfeito. Assim, o ser humano nunca está satisfeito com o que já tem e é óbvio que nunca estará. Algo natural, digamos. São estes sonhos que movem o mundo? Provavelmente.

Mesmo que os sonhos não se concretizem, o ato de sonhar consegue ter sua parcela de conforto na vida de uma pessoa. É uma massagem carinhosa na imaginação. Contudo, como hoje tudo vira doença da mente, creio que viver sonhando pode também frustrar em demasia. Para muita gente não é nada fácil traçar metas e objetivos a fim de realizar os próprios sonhos. Muita gente acomoda-se em um sofá daqueles bem grandes e ficam lá esperando que as coisas aconteçam sozinhas ou que caiam do céu em dias de chuva. Um dia vem a realidade e “PAH!”, dá um tapa na cara.

O fato é que existem pessoas de todo tipo para todo tipo de coisas. Apesar de todos os pesares, sonhar é muito bom. E mais uma vez vale enfatizar a ideia de que alguém poderia inventar e vender determinação e motivação em cápsulas. Facilidades. Olha aí, mais um sonho!


“O sonho nos dá aquilo que a realidade nos nega.”

2 comentários:

  1. Sim... sonhar faz muito bem. Temos que sonhar sempre e sempre, assim como o amor... amar e amar! Mas o sonho tem que ficar na fronteira exata da realidade, para não deixarmos oportunidades passarem e deixarmos de concretizar os sonhos. E se no final o sonho não se realizou por completo... tentamos! Tá sonhado! :-) Manda ver Erick!

    ResponderExcluir
  2. Lembro que vc frequentemente comentsava meu flog...doidovarrido...lembro que vc sempre teve um sorriso aí estampado....lembro até de quando nos conhecemos....lembro de muita coisa....sonho agora que o tempo voltasse e ser jovem como naquela época....Vc continua escrevendo, muito bem aliás.
    Quanto tempo, hã.

    Biel

    ResponderExcluir