Pages

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A cultura do atraso

Certa vez, enquanto estudava inglês em uma escola do Canadá, a professora questionou os brasileiros da turma o porquê do costume de atrasarem para praticamente tudo. Alguém levantou a mão e respondeu que era meio que uma tradição, algo já prescrito no comportamento de cada brasileiro. Particularmente, não sei de onde isso veio e nunca gostei de fazer parte.

Se você faz uma festa para comemorar o que quer que seja e marca às 19 horas, as pessoas começam a chegar às 21 horas. Você marca de encontrar alguém e a pessoa chega uma hora depois. Tem aula às 19h e o professor chega meia hora depois. No casamento a noiva atrasa mais de uma hora. Aí, você fala pra alguém “Vamos chegar mais cedo na aula hoje?” e ouve “Por que se o professor nunca chega na hora?” Hábitos estranhamente tão aceitos.

Há uns dias vi uma reportagem na televisão sobre um padre que instituiu em sua paróquia que os noivos, nos acordos de casamento, seriam obrigados a dar um cheque caução garantido o inicio da cerimônia na hora marcada. Se a noiva ou o noivo atrasassem, o cheque seria depositado em benefício da Igreja; se não, o cheque seria devolvido ao final da cerimônia. Um exagero do padre ou uma boa forma de fazer com que as pessoas reavaliem seus conceitos sobre atraso? Gosto da segunda opção.

Só queria enfatizar o fato de não entender como uma tradição incômoda ganhou proporções tão grandes e comuns. Deu uma certa vergonhazinha ser questionado fora do país sobre esse detalhe, ainda mais por não conseguir explicar a origem e porque tanta gente colabora com isso. Alguém consegue explicar?

Estava lendo um texto sobre entrevista de emprego e achei o trecho abaixo muito considerável.

Ninguém quer ser neurótico quanto a chegar atrasado, ou obsessivo com o relógio. Mas lidar bem com os compromissos e horários é uma característica das pessoas eficientes – e aproveitar bem o tempo que se ganha ao chegar cedo nos compromissos é um sinal de Efetividade.

FONTE.

Eu não acho nada fashion, mas sim desrespeitoso e deselegante. Minha opinião! E como li em um vizinho virtual:

Você pode até espernear e dizer “ah, mas de vez em quando é impossível evitar!” Pode até ser, mas é de vez em quando, bem de vez em quando mesmo, do tipo quase nunca beirando mais o nunca do que o quase. Se essa é uma constante na sua vida, jogue o seu relógio fora e compre um novo ou passe a usar e trabalhar melhor os seus agendamentos. Pois com certeza, o seu timing pessoal anda precisando de sérios ajustes.

FONTE.

Pois é! rs.

5 comentários:

  1. Gatissimo! Senti uma indireta hein kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. O que me deixa mais chateado com chegar no horário é saber que quase ninguém cumpre o acordo e aí demora séculos pra chegar, e eu fico plantado, esperando...

    Acho que todos têm contratempos, e é até aceitável um atraso de uns 10 ou 15 minutos, mas o além disso já é falta de respeito e de consideração pela pessoa que tá esperando...

    ResponderExcluir
  3. Eu aprecio muito quem chega no horário. Estou ficando com um garoto que quando marca de me encontrar 20:30, às 20:30 ele está na minha porta. Isso conta muito, demonstra respeito e compromisso.
    Admito que na maioria das vezes que me atraso porque o meu sono domina a minha vida. =/ Providências serão tomadas, rs.
    Ficou muito legal o post. bju

    ResponderExcluir
  4. Já fui mais certinho com horários... hj em dia é uma coisa... hehehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  5. Ai, vc pôs o dedo na minha ferida.

    Não, não é que eu chegue atrasada nos lugares.

    É que eu ando num atrasoooooooo...

    bjs

    Mooneth

    ResponderExcluir