Pages

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Citação II

Ando meio sem tempo ora parar e escrever algo aqui por esses dias, mas pra não deixar passar tanto tempo, faço outra citação. Outro dos textos que tenho guardado e gosto muito. Este eu guardei na época da facul, enquanto estudava Psicologia Organizacional e sobre Gestalt, mais especificamente. Acho tão, sei lá, aquariano. rs.

 

Oração da Gestalt

"Eu faço as minhas coisas e você faz as suas.
Não estou neste mundo para satisfazer as suas expectativas
E você não está neste mundo para viver conforme as minhas.
Você é você, eu sou eu.
E se por acaso nos encontrarmos, é lindo.
Se não, nada há a fazer.

Se eu faço unicamente o meu e tu o teu
corremos o risco de perdermos
um ao outro e a nós mesmos.

Não estou neste mundo para preencher tuas expectativas
Mas estou no mundo para me confirmar a ti
Como um ser humano único para ser confirmado por ti
Somos plenamente nós mesmos somente em relação um ao outro

Eu não te encontro por acaso
Te encontro mediante uma vida atenta
em lugar de permitir que as coisas
me aconteçam passivamente

Posso agir intencionalmente para que aconteçam
Devo começar comigo mesmo, verdade
mas não devo terminar aí:a verdade começa a dois."

 

Pra quem não sabe, A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepção. (Caso queira ler sobre, clique aqui.)

A figura abaixo ilustra bem a ideia do conceito. O que você vê nela? Uma mocinha ou uma velha?

E é isso. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário