Pages

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Em algum lugar do passado

Ah, o passado! Já fora tão presente e hoje só existe no mundo das lembranças e fotografias.

Acho que todo mundo, algum dia de sua vida, já desejou viajar no tempo e reviver acontecimentos ou consertar outros. Pensar nisso é inevitável, principalmente quando os momentos vividos foram muito bons. Duvido muito que algum ser não gostaria de sentir outra vez uma mesma boa sensação. Imagine poder estar novamente em um namoro que tanto te agradou, estar no mesmo dia e local de uma viagem inesquecível ou rever uma pessoa querida que já faleceu. O passado, se vasculhado, poderia ser imensamente cheio de opções...

Todos os filmes que vi sobre esse assunto mostraram dois lados bastante definidos. Aquele em a pessoa consertava algo tendo seu momento de prazer e aquele em que as consequências vindas daquela mudança não eram nada boas. “De volta para o futuro” (deu saudade de assistir. Rs.), “A máquina do tempo”, “Efeito borboleta”... Será que realmente seria assim turbulento? Não dava pra ter uma visão mais otimista da coisa e ver tudo dando certo depois de voltar no tempo? Acho que eu pagaria pra ver. Tenho muitos momentos que, se tivesse a oportunidade, não hesitaria em reviver.

Ao estudar história na escola a professora explica a importância do passado para os dias atuais. O fato de aprendermos com ele e fazer com que as ações do presente sejam mais facilmente administradas. Totalmente concordável, porém gosto de ir um pouco além com essa ideia de que o passado ensina. Sim, você aprendeu com ele! E será que não aprendeu de tal forma que, no caso de poder voltar no tempo, ter conhecimento suficiente para não errar de novo? Loucura, talvez, mas acredito que uma loucura ordinária.

O fato é que o passado está lá bonitinho no lugar dele e quem sabe um dia a tecnologia evoluirá o suficiente para que possamos ao menos tocá-lo mais uma vez. Acho que seria interessante…

 

Um comentário:

  1. Já ouviu falar que uma pessoa só saberá que era feliz quando deixar de sê-lo?

    Pois eu acho que é exatamente esta a motivação de alguém querer voltar ao passado: pra buscar a felicidade, seja por conta de um amor, seja por conta de um bom emprego ou até mesmo por se lembrar de uma vida mais simples.

    E, enquanto a ciência não se encarrega de efetivar as viagens no tempo, tentamos recriar situações pra ver se tudo volta a ser como era. É como uma pessoa que volta à cidade em que passou a infância, acreditando que será feliz por lá. Ela só se esquece de que o tempo paasou, que a cidade evoluiu e que, talvez, seus companheiros de juventude nem estejam mais vivos... O tempo pode ser cruel.

    Penso que o importante mesmo é olhar para o futuro e fazer o máximo pra se buscar uma vida plena no presente. Pois cada época tem o doce e o amargo, as conquistas e as decepções. Que saibamos aproveitar cada uma delas!

    "Por eso, muchacho, no partas ahora
    Buscando el regreso
    Que el amor es simple
    Y a las cosas simples las devora el tiempo"
    (Armando Tejada Goméz)

    ResponderExcluir