A cada saída, cada festa ou cada momento em que é possível alguma interação social, conhecemos milhões de pessoas. Várias ganham o status de conhecidas, raramente são vistas e quando vistas tornam-se as pessoas do “OI!” e “Tchau!”. Com outras há uma aproximação maior, passam a ser vistas com certa frequência e com um tempo razoável tornam-se amigas.
Essa mini narração do “processo de conhecimento” foi apenas um gancho para falar sobre intimidade.
intimidade in.ti.mi.da.de
sf (íntimo+i+dade) 1 Qualidade de íntimo. 2 Amizade íntima, relações íntimas. 3 Familiaridade.
íntimo ín.ti.mo
adj (lat intimu) 1 Muito de dentro, profundo. 2 Da alma, do coração. 3 Doméstico, familiar. 4 Muito cordial ou afetuoso. 5Fís e Quím Que penetra ou atua no interior dos corpos e nas suas moléculas. 6 Vestido diretamente sobre a pele, sob outra roupa: Roupa íntima. sm 1 A parte mais interna; o âmago. 2Amigo com o qual se tem grande familiaridade.
Intimidade não é algo que se conquista de um dia para o outro e não vem de carona com um abraço ou um aperto de mão. O caminho geralmente é longo e até que ela tenha uma intensidade considerável, as partes tiveram que trabalhar bastante. Ninguém chega, por exemplo, em uma pessoa e imediatamente pergunta algo pessoal demais, tipo de quanto é o seu salário. Até existir liberdade suficiente para isso um tempinho já passou desde o primeiro contato, talvez até meses. E depois que a intimidade começa a fazer parte de um relacionamento qualquer é só alegria. Ou não!
Antes da intimidade: - Acho que senti um cheiro estranho.
Depois da intimidade: - Porra amigo, você tá fedendo mais que gambá!
Antes da intimidade: A pessoa segurou ao máximo seus gases nada nobres.
Depois da intimidade: - To peidando tanto hoje. (E solta aquele mais barulhento ao lado da pessoa.)
Conquistar intimidade sem pressões é muito prazeroso, seja com os amigos ou em um namoro/casamento, já que na família é sempre mais natural.
Amigos íntimos são aqueles que mais te conhecem e já te viram nas mais diversas situações. Há liberdade para praticamente tudo e dificilmente há medição das palavras. E não há necessidade de medí-las! A palavra vergonha deixou de existir, pois a pessoa já sabe até a hora que a outra costuma fazer o número 2.
Em um namoro/casamento a intimidade faz com que o sexo seja profundamente mais explorado, a comunicação fica mais fácil e as partes passam a se conhecer mais profundamente.
É muito bom ter intimidade com as pessoas com quem convivemos e gostamos, contudo devido a quantidade excessiva de liberdade e devido às diversas situações constrangedoras que surgem, sempre cabe dizer, no bom sentido:
INTIMIDADE É UMA MERDA!