Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

Afinidade



Aquelas pessoas ali eram desconhecidas apenas pela falta de oportunidade de um encontro anterior. Já que, a partir de uma primeira troca de palavras, ou mesmo de mudez, a afinidade tornou evidente a presença de uma familiaridade ímpar e uma naturalidade enorme para se falar de coisas íntimas sem a mínima objeção. 
Após pouco tempo de conversa, era perceptível que o papo iniciado espontaneamente ou por inciativa, poderia ser estendido pelo tempo que fosse possível, sem nunca acabar. Por mais que houvesse divergências e influências do gosto individual, tudo permanecia extremamente agradável. Nem mesmo o silêncio incomodava. Não existiam cobranças e o assunto poderia ressurgir sem empecilhos. As superficialidades eram facilmente derrubadas e rapidamente a intimidade era construída. Havia total intimidade.

Muito interessante esse negócio de afinidade. É algo meio mágico, que raramente acontece, mas quando acontece não parece que nasce, parece que já estava ali há muito tempo, somente aguardando um momento para despertar. E após despertar, traz a sensação de que as vidas das pessoas que a compartilham já foram próximas em algum momento. Traz a sensação de que para começar qualquer tipo de relação não existem obstáculos. Nunca existiram, na verdade.
Afinidade é gratuita e independente. Com ela os sentimentos não necessitam de explicação e tudo é recíproco mesmo sem a existência de gestos ou palavras. Não há influências preconceituosas e sim aceitações do que quer que seja. Não há interesses, mas uma doação constante sem espera de retorno.

Acaba que o único problema da afinidade é a impossibilidade de ser vivida. E como acontece! É impossível conviver com todos que instigam nascer uma relação de afinidade. O mundo não deixa, as situações não deixam, as vidas individuais não deixam. No final, o que conforta é saber que não haverá cerimônias ou muros muito grandes para derrubar e fazer com que tudo se torne natural e agradável se um dia os caminhos se cruzarem. A afinidade torna tudo muito simples e fácil.



3 comentários:

  1. Essa é a melhor das afinidades: a natural. Os espiritualistas entendem como herança de vidas passadas, por isso o reconhecimento tão rápido - e muito preciso - dos envolvidos no processo. Infelizmente algumas pessoas forçam situações que não existem, como se fosse possível criar afinidades com seres que por si só são completamente antagônicos.
    Gostei muito, fez com que eu recordasse de muita gente importante em minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Essa é a melhor das afinidades: a natural. Os espiritualistas entendem como herança de vidas passadas, por isso o reconhecimento tão rápido - e muito preciso - dos envolvidos no processo. Infelizmente algumas pessoas forçam situações que não existem, como se fosse possível criar afinidades com seres que por si só são completamente antagônicos.
    Gostei muito, fez com que eu recordasse de muita gente importante em minha vida!

    ResponderExcluir